Como atingimos 10x a taxa de engajamento do instagram

Conteúdo Multiplataforma gerou 23,5% de Taxa de Engajamento para o Programa Shell Iniciativa Jovem

Cliente

Shell Iniciativa Jovem Programa de Pré-aceleração para empreendedores entre 20 e 35 anos de referência no Rio de Janeiro.

Desafio

Traduzir a Proposta Única de Valor e Engajar a comunidade digital do Programa Shell Iniciativa Jovem através do evento da Feira de Negócios, o mais importante do ano para o Programa.

Metodologia

Ilha de Propósito e Tsunami OndaSkim.

Resultado

Taxa de Engajamento de 23,5% no Instagram (Representa 10,5x a Taxa Média de Engajamento da Plataforma)

Como atingimos 10x a taxa de engajamento do instagram

Imagina passar o ano inteiro construindo um modelo de negócios a partir da sua ideia para então apresentar sua recém-criada empresa diante de todo o ecossistema de startups do Rio de Janeiro?
É isso que os empreendedores que participam do Shell Iniciativa Jovem passam durante a Feira de negócios. Uma mistura de ansiedade, alegria e reconhecimento tomaram conta do evento, que aconteceu no museu do amanhã.
Nossa atuação desde o início teve um único foco: Levar a experiência de viver esse evento marcante para a comunidade digital do programa, àqueles que não tiveram a oportunidade de vivenciar presencialmente a Feira, para consolidar o Shell Iniciativa jovem como referência na pré-aceleração de empreendimentos sustentáveis no Rio de Janeiro.

Como traduzir o que é único sobre o Shell Iniciativa Jovem e sua Feira de Negócios?

Mergulhamos na Ilha de Propósito, nossa metodologia de posicionamento digital, para entender por que a Feira de Negócios era única diante de todos os eventos do ecossistema de Inovação, dentro ainda da perspectiva do Programa Shell Iniciativa Jovem – um programa de empreendedorismo voltado para jovens entre 20 e 35 anos.
Descobrimos que a energia da juventude no evento, junto com a diversidade e pegada sustentável dos participantes era um ativo que não existia em nenhum outro programa.
Isso foi essencial para planejar o conteúdo que amplificasse a essência do evento.

Planejando o Engajamento Multiplataforma

Nós analisamos em seguida todos os canais digitais da Shell Iniciativa Jovem para entender a relevância de cada um na Jornada Digital da Audiência e desenhar os formatos de vídeos nativos para cada plataforma.
Identificamos o Instagram e o Youtube como principais meios de distribuição do conteúdo para aumentar o engajamento e consolidar do posicionamento da marca.
Desenhamos 3 formatos de vídeo:
2 vídeos para o feed do instagram de 1 minuto no formato Mobile-first – mostramos ângulos diferentes sobre a experiência da Feira de Negócios.
Todos esses formatos foram desenhados para fluir dentro da jornada digital da audiência, ou seja, cada peça de conteúdo nativo é estratégica para levar o espectador a ter mais pontos de contato com as marcas Shell Iniciativa Jovem e Shell através de outros formatos de conteúdo.

Produzindo os Vídeos Multiplataforma

Esse é o momento de mais adrenalina (e o que eu mais gosto) de todo o projeto: hora de documentar o evento de maneira dinâmica e trazer o planejamento à vida na voz dos principais stakeholders do programa – à luz do Museu do Amanhã.
Essa é uma parte desafiadora do trabalho, pois precisamos documentar o evento trazendo a perspectiva única do programa – sabendo que os formatos que serão entregues no final do projeto são múltiplos e cada um deles fala a linguagem nativa do canal digital em que vai ser veiculado.
Por isso, dirigi a produção – e nesse caso, ainda botei a mão na massa gravando – para garantir que a equipe conseguisse captar os momentos-chave do evento na linguagem audiovisual que melhor representasse o programa.

A pós-produção é uma das partes mais importantes de todo o projeto. Hora de juntar os pontos e estruturar a narrativa alinhada ao roteiro-base que foi planejado – garantindo sempre que a espontaneidade faça parte do vídeo.
Para ter a certeza que conseguimos traduzir a perspectiva única do Programa Shell Iniciativa Jovem através dos vídeos multiplataforma da Feira de Negócios, nosso segredo é ter a equipe de Estratégia totalmente integrada à equipe de Produção como se fosse uma só e trazer a voz das pessoas para passar a mensagem da marca de forma autêntica.

“A gente optou pela OndaSkim por já acreditar no trabalho, por ter uma proposta bem alinhada com o que a gente queria, por acreditar nessa mudança de mindset do que são as entregas que a gente deveria fazer e ter pro mercado, como mídia e comunicação.” disse Ricardo Saad.

Outros cases

Como se destacar dos seus concorrentes em um mercado praticamente comoditizado?

Como construir relacionamentos estratégicos com decisores de empresas de médio e grande porte que estão no Linkedin?

Fale com o nosso estrategista