Tsunami EVP:

Como alavancamos uma marca empregadora para atrair jovens talentos

Cliente

Saphyr Shopping Centers, empresa de escala nacional no ramo de Administradoras de Shoppings.

Desafio

Traduzir o novo momento da Marca Empregadora eatrairos futuros jovens talentos da empresa através do Programa de Estágio.

Metodologia

Ilha de Propósito EVP e Tsunami OndaSkim.

Resultado

  • Taxa de Engajamento de 8,7% no Linkedin (Representa 160x a Taxa Média de Engajamento da Plataforma)

Como alavancamos uma marca empregadora em transformação para atrair jovens talentos

Veja como redefinimos o futuro da Saphyr Shopping Centers através dos nossos Vídeos Multiplataforma

“Se você é proativo, tem brilhos nos olhos e sentimento de dono, seu lugar é aqui!”

Ninguém aguenta mais frases prontas de programa de estágio.

A verdade é que principalmente as empresas de setores tradicionais têm dificuldade de atrair jovens inovadores que serão os protagonistas na construção do futuro dessas companhias.

Eu sempre me pergunto: Por que as empresas não falam a língua dos jovens?

Chegou a hora de mudar essa realidade. Eu e minha equipe da OndaSkim recebemos um desafio enorme da Saphyr Shopping Centers:

Traduzir o “Jeito Saphyr”, o novo momento marcado pela grande transformação cultural e estrutural que a empresa passou, em formatos de vídeo inovadores que falassem a língua dos jovens talentos que a empresa quer atrair, nos canais digitais em que eles estão.

Essa era a hora de colocar em prática tudo que acreditávamos ser ideal para atrair um jovem talento da Geração Z.

 

(Vídeo case aqui)

1 – Como traduzir o que faz do “Jeito Saphyr” único ?

Em todos os nossos projetos, a primeira coisa que fazemos com nossos clientes é a Ilha de Propósito, onde aplicamos nossa metodologia de Posicionamento Digital para entender o que faz a Marca Empregadora única diante de outras empresas.

Para isso, realizamos uma investigação estratégica com os estagiários de diversas sedes da empresa no Brasil para entender a percepção deles sobre a cultura da Saphyr, e também aplicamos essa metodologia com diretores e gerentes para entender o que faz do programa de estágio da Saphyr diferente dos outros.

Essa etapa é fundamental para que nossos estrategistas desenvolvam a narrativa do roteiro com base nos aspectos singulares da cultura e do programa de estágio da Saphyr.

2 – Planejando o Engajamento Multiplataforma

Estudamos como seria a jornada do futuro estagiário para fazer com que ele consuma os vídeos em todas as plataformas e se inscreva no programa de estágio.

Em seguida, analisamos todos os canais digitais da Saphyr para entender a relevância de cada um na Jornada Digital da Audiência do futuro estagiário da Geração Z e criar os formatos de vídeos nativos para cada plataforma, fazendo com que ele consuma os vídeos em todas as plataformas e se inscreva no programa de estágio.

Definimos três canais de distribuição: Instagram, Linkedin e Youtube, onde a Geração Z passa mais tempo.

Desenvolvemos 3 formatos diferentes de Vídeos: Vídeo de apresentação do Programa de Estágio, Vídeos com Depoimentos dos Estagiários e Vídeo final de Making Of, mostrando a energia das gravações com uma pegada cômica.

Se a sua empresa quer falar a língua dos jovens, nada melhor do que dar voz aos jovens da sua empresa.

3 – Produzindo os Vídeos Multiplataforma

O próximo passo era a gravação. Fomos até o local de trabalho de cada estagiário gravar o que seria veiculado para milhares de candidatos. Nós tínhamos uma missão: Fazer com que as pessoas falassem naturalmente, sem ter nenhum script. A verdade de cada estagiário era o que importava para nós naquele momento.

(Vídeo Depoimento)

“Fui vendo o engajamento da turma (estagiários) com vocês e isso me deu mais confiança. Era sobre conseguir conectar a real linguagem dos estagiários dessa faixa etária, dessa geração para que falasse a mesma língua. Deu Match !”

  • Aline Ferreira, Head de Gente e Gestão na Saphyr

 

A performance dos nossos conteúdos surpreendeu a todos. Temos orgulho em compartilhar com vocês:

 

Taxa de engajamento médio de páginas corporativas no linkedin:

0,054%

 

Taxa de engajamento dos conteúdos produzidos pela OndSkim na página da Saphyr:

8,68%

 

Quer entender como podemos somar forças para elevar sua marca empregadora e atrair os melhores talentos jovens do mercado?

é só clicar aqui:

 

(LP tsunami EVP)

(Vídeo case aqui)

1 – Como traduzir o que é único sobre o Shell Iniciativa Jovem e sua Feira de Negócios ?

Mergulhamos na Ilha de Propósito, nossa metodologia de posicionamento digital, para entender por que a Feira de Negócios era única diante de todos os eventos do ecossistema de Inovação, dentro ainda da perspectiva do Programa Shell Iniciativa Jovem – um programa de empreendedorismo voltado para jovens entre 20 e 35 anos. Descobrimos que a energia da juventude no evento, junto com a diversidade e pegada sustentável dos participantes era um ativo que não existia em nenhum outro programa.

Isso foi essencial para planejar o conteúdo que amplificasse a essência do evento.

2 – Planejando o Engajamento Multiplataforma

Nós analisamos em seguida todos os canais digitais da Shell Iniciativa Jovem para entender a relevância de cada um na Jornada Digital da Audiência e desenhar os formatos de vídeos nativos para cada plataforma.

Identificamos o Instagram e o Youtube como principais meios de distribuição do conteúdo para aumentar o engajamento e consolidar do posicionamento da marca. Desenhamos 3 formatos de vídeo:

2 vídeos para o feed do instagram de 1 minuto no formato Mobile-first – mostramos ângulos diferentes sobre a experiência da Feira de Negócios;

(Vídeos feed Instagram)

Série de vídeos em tempo real para o stories (de 15 segundos) – desde a exposição dos empreendedores até a premiação, todos gravados e compartilhados em tempo real no formato nativo dos stories;

(Link Stories)

1 vídeo de formato longo para o youtube de 2 minutos e meio – entregando uma experiência completa do evento na voz dos empreendedores;

Todos esses formatos foram desenhados para fluir dentro da jornada digital da audiência, ou seja, cada peça de conteúdo nativo é estratégica para levar o espectador a ter mais pontos de contato com as marcas Shell Iniciativa Jovem e Shell através de outros formatos de conteúdo.

Dos stories, o espectador vai para o feed e de lá, parte para o Youtube.

(Vídeo youtube)

3 – Produzindo os Vídeos Multiplataforma

Esse é o momento de mais adrenalina (e o que eu mais gosto) de todo o projeto: hora de documentar o evento de maneira dinâmica e trazer o planejamento à vida na voz dos principais stakeholders do programa – à luz do Museu do Amanhã.

Essa é uma parte desafiadora do trabalho, pois precisamos documentar o evento trazendo a perspectiva única do programa – sabendo que os formatos que serão entregues no final do projeto são múltiplos e cada um deles fala a linguagem nativa do canal digital em que vai ser veiculado.

Por isso, dirigi a produção – e nesse caso, ainda botei a mão na massa gravando – para garantir que a equipe conseguisse captar os momentos-chave do evento na linguagem audiovisual que melhor representasse o programa.

O resultado foi incrível.

A pós-produção é uma das partes mais importantes de todo o projeto. Hora de juntar os pontos e estruturar a narrativa alinhada ao roteiro-base que foi planejado – garantindo sempre que a espontaneidade faça parte do vídeo.

Para ter a certeza que conseguimos traduzir a perspectiva única do Programa Shell Iniciativa Jovem através dos vídeos multiplataforma da Feira de Negócios, nosso segredo é ter a equipe de Estratégia totalmente integrada à equipe de Produção como se fosse uma só e trazer a voz das pessoas para passar a mensagem da marca de forma autêntica.

(Vídeo depoimento aqui)

“A gente optou pela OndaSkim por já acreditar no trabalho, por ter uma proposta bem alinhada com o que a gente queria, por acreditar nessa mudança de mindset do que são as entregas que a gente deveria fazer e ter pro mercado, como mídia e comunicação.”

  • Ricardo Saad, Comunicação Shell Iniciativa Jovem

 

Resultados

Com essa estratégia, conseguimos um feito jamais alcançado antes na comunicação do Programa: Uma taxa de engajamento médio de 23,45% através dos conteúdos criados pela OndaSkim. Isso representa mais de 10x a taxa de engajamento médio do Instagram. Isso nos mostra que conseguimos criar um conteúdo de alta relevância para as pessoas que interagem no ambiente online com o perfil do Shell Iniciativa jovem.

 

Quer saber como podemos trabalhar juntos para levar a experiência da sua marca para o ambiente digital ?

é só clicar aqui e agendar uma reunião com um de nossos estrategistas de conteúdo:

(Link LP Tsunami Brand EXP)

Lucas Gomes | CEO – OndaSkim

DE VISIONÁRIO PARA VISIONÁRIO

Desenvolvido pelo nosso fundador Lucas Gomes, o Programa Influenciador Singular é focado em Empreendedores Visionários, Executivos Inovadores, Figuras Públicas e Artistas no ápice da cultura.

Estamos dando voz ao futuro.

Contato:    board@ondaskim.com   |   (21)97447-1880   |   Av. Almirante Barroso, 81   |   Cidade Maravilhosa, RJ

©OndaSkim 2020     |     Todos os direitos reservados     |     Feito por quem ama o que faz